Por trás das Cores Rasta
Sabe quando você acha que sabe de um assunto e descobre que não é bem assim?
Foi o que aconteceu quando a equipe aqui do QG descobriu sobre o significado das cores rasta, ou do reggae, ou melhor, AS FAMOSAS CORES DO BOB MARLEY, pros leigos.
Falo isso, porque se eu mostrar as cores: verde, amarelo e vermelho. E perguntar o que representa pra maioria das pessoas que conheço, a resposta vai ser, são as “cores do reggae” ou “cores do bob marley” (rs).
Mas afinal, o que essas cores representam?
No episódeo de hoje…
Verde, amarelo e vermelho. Por que essas cores juntas são associadas ao movimento Rastafari e do reggae.
Pra quem não sabe, a cultura reggae e rasta tem presença marcante desde os primórdios da Manala.
Aqui não tem essa de cultura inútil, bro!
Aqui você vai conhecer uma história pra botar na roda e ainda tirar uma onda com a galera! 😉
Origem das cores
O verde, amarelo e vermelho aparecem na bandeira da Etiópia.
Representam a lealdade que o Rastafari sente em relação ao estado da Etiópia durante o reinado do imperador Haile Selaisse. Que por sinal, inspirou grandes nomes importantes, tipo:
- Malcolm X
- Martin Luther King
- Nelson Mandela
A base da influência de Salaisse era o seu ponto de vista de desobediência civil. Era o grito da insatisfação do oprimido!
Haile Salassie era uma espécie de Messias para o Rastafari, o rei dos reis.
Considerado o símbolo do Deus encarnado entre os adeptos do Rastafari.
A Importância do Rastafari
Ras (Príncipe) Tafari (da paz)
O movimento surgiu na jamaica perto dos anos 30´s como forma de interpretação de uma profecia bíblica.
A profecia dizia em parte, sobre a chegada de um príncipe africano que vinha pra combater a exploração do povo e desigualdade social.
O movimento Rastafari se espalhou muito pelo seu principal embaixador no mundo, o cantor de reggae Bob Marley.
Um fato curioso é que os rastas usavam a maconha em seus rituais religiosos. Eles acreditavam na purificação do corpo, através do uso da milenar erva, combinada com uma dieta equilibrada. A carne era a primeira restrição na alimentação rasta. Pelo simples fato de apodrecer no corpo, segundo a crença.
Essas são só algumas características mais marcantes do movimento rastafari. A cultura é muito rica e merece uma pesquisa ou leitura mais aprofunda. Mas como o protagonista da história é outro, ou melhor, outras. Seguimos com a explorar as famosas 3 cores.
Sobre o uso das Cores Rasta
Essas cores são muitas vezes confundidas e invertidas.
O mais convencional é se basear na sequência da bandeira da Etiópia: vermelho, amarelo e verde. Mas no decorrer do tempo a sequência sofreu algumas variações. O reggae, por exemplo, normalmente usa o verde, amarelo e vermelho. Nessa ordem.
Embora as cores darem margem a diversas interpretações, a história original diz que:
- Vermelho – representa o sangue que os mártires deram pelo próximo;
- Verde – representa a beleza, fertilidade e vegetação;
- Amarelo – representa o ouro. A riqueza da África;
Quando a cor negra está incluída entre elas representa o próprio povo africano.
No início do texto eu dei uma gaxxxtada que a massa associa as 3 cores com o reggae.
Normal!
O reggae e ska eram ritmos muito populares entre o Rastafari.
Conclusão
Mais que uma mera estampa, as cores Rastafari devem ser respeitadas quando usadas, uma vez que tenha um significado tão importante pra história.
E aí?! Se amarrou na história por trás das cores rasta?
Pelo menos agora tem história pra contar na roda, bro.
Segue o fluxo!
Oi! Boa tarde! Você já reparou que as cores do movimento são as mesmas e estão na mesma ordem que as cores do semáforo de trânsito? Estou muito curiosa e adoraria saber se é apenas uma coincidência ou se os guardas de trânsito são obrigados a se juntar ao movimento antes de começarem a exercer a profissão. Muito obrigada desde já!
Oi Maria achei seu comentário interessante…tu não é Ave Maria mas é cheia de graça..relax é só uma bricadeira pra entrar na conversa. Na verdade as cores do semáforo são mera coincidência mesmo .uma vez que são cores vivas e distintas que fazem o cérebro se adaptar a associação de cor e significado. salvo talvez nalguns
Casos complexos como DALTÔNICOS que têm dificuldade em distinguir as cores verde e vermelho do farol (semáforo) tudo não passa de mera coincidência mesmo. FRATERNO ABRAÇO É ISSO AÍ!
Oi, Jonas!
Obrigada pela atenção! Que coincidência louca, né? Confesso que fiquei bem curiosa todo esse tempo. Boa sorte ai e é nóis.
eu adorei toda a história que tem por trás dessas cores, adoro reggae, tô começando a entender esse movimento rastafári, e acho muito legal toda essa positividade que o reggae traz!!! Valeu pelo conhecimento!!!
Bacana! Acho muito interessantes a ligação dos povos Etiopes com a nação de Israel. Como as cores da bandeira os representam… Até o Leão da Tribo de Judá na bandeira.
Não sei como os homens chegaram a essa conclusão de que eles enxergavam esse general como o Messias, pois até aonde pude ver, o mesmo Messias ( que é conhecido como Jesus, Que é YAHSHUA RAMASHIA ) das escrituras sagradas é o Messias dos Etiopes.
Não me sois, vós, ó filhos de Israel, como os filhos dos etíopes? diz o Senhor: Não fiz eu subir a Israel da terra do Egito, e aos filisteus de Caftor, e aos sírios de Quir?
Amós 9:7
Dalém dos rios da Etiópia, meus zelosos adoradores, que constituem a filha dos meus dispersos, me trarão sacrifício.
Sofonias 3:10