Bob Marley veio ao Brasil mas não fez nenhum show, jogou futebol nos campos de Chico Buarque, vestiu a camisa do Santos e venceu por 3 x 0 – na década de 80
Bob Marley não somente era o rei do Reggae como também mantinha uma paixão intensa pelo futebol e pelo Santos Fc.
Chegou a vestir a camisa do Peixe em um dia histórico em que jogou bola com Chico Buarque no Rio de Janeiro.
Em uma terça-feira, mais precisamente no dia 18 de março de 1980, Bob Marley veio ao Brasil se hospedar no Copacabana Palace.
Bob foi convidado por Chico Buarque a bater uma bola no seu campo no dia seguinte e esse fato entrou para a história. Ele não fez nenhum show no nosso país mas, sim, jogou futebol!
E não somente isso, ele ganhou marcando um dos gols da vitória do seu time. O jogo ficou por 3×0. Ele mandou muito bem!
A Jamaica pode se orgulhar de Bob, que sempre dava um jeito de bater uma bolinha durante suas turnês. Se não tivesse seguido carreira no ramo da música, poderia facilmente ter se tornado um jogador de futebol.
Bob adorava o futebol brasileiro e tinha o Santos como o seu time do coração e era fã do Pelé.
Chegou inclusive a gravar um disco calçando chuteiras dentro do estúdio.
Marley tinha uma certeza:
“Futebol é uma arte completa em si. É todo um universo. Eu amo futebol porque é preciso ser um artista para praticá-lo. Quando nós jogamos futebol, também fazemos música. Eu preciso disso. Liberdade! Futebol é liberdade”.
Bob Marley acreditava que sua paixão pelo futebol devia ser genética e praticou de forma intensa durante sua adolescência.
Quando tinha 15 anos de idade chegou a apanhar de sua mãe por ter detonado com um de seus tênis jogando bola. Mais velho, o futebol era sua maneira de relaxar entre os shows que fazia.
O rei do reggae fez amizade não só com músicos brasileiros como também fez com jogadores do mundo todo, inclusive da própria seleção jamaicana.
Carl Brown, técnico da equipe da Jamaica na Copa Ouro de 1993 disse que conheceu o músico nas ruas de Trenchtown e conta que ele jogava no Boys’ Town, que era o maior desejo de todos os garotos. Em 1971, Bob Marley foi convidado a jogar no Estádio Nacional onde posteriormente ganhou uma estátua, bem de frente, em sua homenagem.
Em Kingston, Bob Marley costumava jogar nos campinhos próximos da sua gravadora e com frequência organizava campeonatos quase todas as tardes.
No Brasil, Bob se divertiu ao jogar com os craques da MPB, também fãs de futebol.
A pelada nos campos de Chico Buarque contou também com a presença de Toquinho, Alceu Valença e Paulo César Caju, de quem se tornou amigo, passando toda a semana ao seu lado durante a estadia em nosso país.
“Eu amo o futebol brasileiro, e nós ouvimos falar muito da Seleção durante a Copa. O Brasil é sempre o primeiro time a ser mencionado na TV e nos jornais. Paulo César é o meu jogador favorito”
Em seus últimos dias, Marley teria dito que queria fundar uma escola de futebol para crianças carentes. “Eu não conhecia a Jamaica e ele queria que eu fosse para lá dar aula para as crianças jamaicanas, que eram loucas pelo futebol brasileiro. Seis meses depois ele morreu de câncer”, disse Paulo César Caju em sua autobiografia.
Mesmo doente, um mês antes de morrer, Bob Marley ainda frequentava peladas.
Seu amor pelo futebol continuava intenso e era mesmo sem limites.
Se amarrou na história?
Convido você a conhecer as Camisetas Exclusivas da marca Manala!
- Malha Premium 100% algodão
- Aceitamos todos os principais cartões
- Entregamos pra todo o Brasil
- Aproveite a promoção e o frete grátis
Somos uma marca especializada em camisetas alternativas que comunicam arte e cultura.
Pra saber mais informações, é só clicar na imagem abaixo ?