Os Zboys foram um grupo de garotos formado na década de 1970, responsáveis por uma revolução na forma de se andar de skate. Eram originários da Califórnia, Santa Mônica, na região conhecida como Dogtown.
Os Zboys eram formados por Jay Adams, Tony Alva, Stacy Peralta, Bob Biniak, Shogo Kubo, Allen Sarlo, Nathan Pratt, Jim Muir, Chris Cahill, Paul Constantineau, Peggy Oky e Wentzle Ruml. Juntos, eles inovaram na modalidade vertical, com suas manobras aéreas e também no deslize, sendo uma referência para o skate vertical.
Apesar de serem conhecidos pelo apelido de Zboys, o nome verdadeiro do grupo era Zephy Competition Team.
Os Zboys de Dogtown costumavam, além de andar de skate, passar o seu tempo surfando pelas ondas da Califórnia. Como os garotos não tinham muito dinheiro, no início só podiam contar com o apoio do dono da loja Zephyr, mais conhecido como Skip.
Os Zboys impressionavam pela sua ousadia ao executar suas manobras nunca antes vistas pelos skatistas da época. Além disso, os Zboys de Dogtown costumavam participar de campeonatos considerados de elite e acabavam ganhando certa visibilidade, o que foi o pontapé inicial para que o grupo começasse a ser popular na cena do skate nos EUA.
O grupo Z-Boys é responsável pelas modalidades conhecidas como Wall Riding (variante onde o skatista dropa em paredes, atualmente essa manobra é conhecida como Wall Ride), e pool rinding (variante onde se anda de skate em piscinas). Aliás, foram os Zboys que tornaram popular o fato de usar piscinas vazias para praticar o esporte.
Durante os anos 70 eles invadiam as mansões e casas da Califórnia para andar nas piscinas vazias e ficavam horas praticando e só saiam quando os donos ou a polícia aparecia e os expulsavam.
A influência do grupo Zboys foi tanta que hoje em dia as piscinas são usadas em competições profissionais e ainda são usadas pelos skatistas mesmo em épocas em que não há competições.
No começo dos anos 2000 algumas produções foram lançadas contanto a história dos membros do grupo Zboys.
Primeiramente um livro chamado Dog Town – The Legend of The Z-Boys, com fotos e textos. Depois um documentário produzido por um membro dos Zboys, Stacy Peralta, chamado Dogtown and Z-Boys em 2001 e quatro anos depois o lançamento do filme contando a história do grupo chamado The Lords of Dogtown.
O filme foi produzido por Catherine Hardwicke e John Linson com Stacy Peralta assinando o roteiro do longa-metragem.
Zboys de Dogtown foi um grupo de enorme importância para o meio do skate, que não só trouxe novas maneiras de se andar na modalidade vertical como também mostrou que não é preciso de grandes equipamentos para ser um grande skatista.
E é neste clima Old School que estamos apresentando as nossas camisetas em homenagem ao grupo responsável por revolucionar o skate. As nossas camisetas Zboys são feitas para você que ama skate e que sabe que mais do que um esporte, andar de skate é um estilo de vida.
Venha conferir nossos modelos de camisetas em homenagem aos Zboys de Dogtown.